Convite - 11° EnCSIRTs - Encontro de CSIRTs Acadêmicos dia 14 de dezembro 2016

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), através do seu Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), gostaria de convidar a comunidade de profissionais de TIC das instituições da rede brasileira de ensino e pesquisa, a participar do 11o EnCSIRTs - Encontro de CSIRTs Acadêmicos, evento virtual que se realizará nesta quarta-feira 14/dezembro das 14:00 às 18:00, e será transmitido por web conference.

Um CSIRT (do acrônimo em inglês, Computer Security Incident Response Team), conhecido também como ETIR (Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes em Redes Computacionais), nada mais é do que uma equipe dedicada a receber, analisar e responder incidentes de segurança envolvendo sua instituição. E, sem dúvida alguma, este grupo é também um forte aliado na promoção da cultura de segurança dentro da própria organização.

A RNP, apoia os vários CSIRTs das universidades e centros de pesquisa de todo o país e promove o encontro para estimular a troca de experiências e ações colaborativas entre eles.

Por outro lado, como é de conhecimento de muitos, hoje em dia todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal (APF) são exigidos pela Instrução Normativa No 1 (IN01) do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, a instituir e implementar um CSIRT/ETIR na sua instituição. Sendo assim, este encontro se converte em uma oportunidade ímpar para esta instituição, que ainda não tem seu CSIRT/ETIR, conhecer a atuação destes grupos. Para aquelas instituições de ensino e pesquisa que não façam parte da APF, embora não exista a obrigatoriedade de se criar este grupo internamente, normas de segurança de informação internacionais como a ISO 27002 recomendam fortemente o estabelecimento deste grupo. Caso sua instituição já possua uma ETIR/CSIRT, este encontro permitirá aprimorar os conhecimentos da sua equipe no tema.

A programação completa pode ser acessada através do link:

http://www.rnp.br/servicos/seguranca/educacao-e-conscientizacao-seguranca (Guia EnCSIRTs)

(*) Nesta página também são listadas as organizações da comunidade de ensino e pesquisa que possuem um CSIRT.

Local de transmissão:
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/cais

 

Participe!

CAIS/RNP