O que Fazemos

O Ponto de Presença da RNP no Amazonas atende às necessidades operacionais de rede, à demanda de conectividade e informações aos usuários do backbone, bem como a função básica de coordenar e operar serviços de internet acadêmica no Amazonas.

Provendo aos seus clientes um serviço de rede de alto desempenho em tecnologia da informação e comunicação, aliado a aplicações de colaboração a distância como suporte às suas atividades em educação e pesquisa. O PoP-AM é integrante da espinha dorsal da rede acadêmica nacional da RNP, que foi criada em setembro de 1989 com o objetivo de construir uma infra-estrutura de rede Internet nacional de âmbito acadêmico. A evolução da rede RNP foi marcada por grandes mudanças e atualizações tecnológicas que trouxeram o backbone para o atual patamar, chamado de rede Ipê.

A RNP está presente em todas as unidades da federação através de 27 Pontos de Presença.

Trata-se de uma infraestrutura de rede óptica à qual mais de 900 locais nas capitais e no interior estão conectados e por onde trocam grande volume de dados e informações em âmbito global. Essas organizações que compõem a RNP são as principais instituições de educação superior e produção de conhecimento e inovação do Brasil, abrangendo principalmente universidades, institutos e unidades de pesquisa federais e estaduais, hospitais de ensino e museus.

Para permanecer na fronteira de experimentação e uso da tecnologia, a RNP fomenta a pesquisa, a criação e o desenvolvimento de protocolos, serviços e aplicações em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) a serem utilizadas dentro da rede Ipê e que facilitem a comunicação entre a comunidade acadêmica global. Para isso, realiza programas de P&D, em parceria com grupos de pesquisas ligados à engenharia de redes e aos múltiplos campos onde surgem aplicações avançadas de TIC. Dessa forma, amplia-se o conhecimento, a qualificação das pessoas e a inovação de produtos, permitindo a incorporação dos resultados mais promissores ao portfólio de serviços em produção. 

Apenas com uma rica oferta de plataformas e aplicações avançadas torna-se possível atender aos requisitos exigentes de comunidades específicas, como, por exemplo, telemedicina, biodiversidade, meio ambiente, educação a distância, vídeo de alta qualidade em cultura, entre outros. Para apoiar todas essas disciplinas e usos, a RNP promove a capacitação de recursos humanos em TIC, fazendo com que os especialistas e gestores de tecnologia das instituições possam se manter permanentemente atualizados e preparados para a uso inovador da rede.