Quem Somos

Os PoPs atuam de forma integrada e orquestrada por meio de uma  Coordenação Nacional e executada por Coordenações Locais. Seu instanciamento acontece no espaço físico-institucional de organizações clientes – denominadas de instituições abrigo, que mantém acordos de cooperação com a RNP.

Em Manaus localiza-se o PoP-AM, que opera os serviços da RNP no Amazonas e está com novas instalações desde dezembro de 2014, em um ambiente planejado para fornecer qualidade de infraestrutura e gerenciamente de rede no Bloco do Centro de Processamento de Dados da UFAM, Setor Norte. Em 1994 iniciamos nossas atividades, quando foi formado o primeiro backbone da RNP e desde 2000 está funcionando na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

A RNP

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) provê a integração global e a colaboração apoiada em tecnologias de informação e comunicação para a geração do conhecimento e a excelência da educação e da pesquisa.

Desde 2002, é uma Organização Social (OS) vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e mantida por esse em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC) e Saúde (MS).

Pioneira em 1992 como rede nacional de acesso à internet no Brasil, a RNP tem como principal incumbência promover o desenvolvimento tecnológico e apoiar a pesquisa de tecnologias de informação e comunicação, criando serviços e projetos inovadores e qualificando profissionais. Para isso, fornece às instituições públicas de pesquisa e de ensinos superior e tecnológico infraestrutura de redes avançadas que viabiliza e facilita a pesquisa colaborativa em diversas áreas do conhecimento. Por meio de aplicações dessa rede, possibilita a realização de projetos e a implementação de políticas públicas nas áreas de tecnologia, educação, saúde e cultura.

Essência

Instituição de conhecimento e articulação, voltada para a viabilização e a gestão de soluções inovadoras de interesse público, utilizando as TICs em redes avançadas de educação e pesquisa.

Missão

Promover o uso inovador de redes avançadas.

Visão

Ser reconhecida por prover a integração global e a colaboração apoiada nas TICs para a melhoria da qualidade da educação e da pesquisa.

Valores

  • Inovação e Pioneirismo;
  • Cooperação e Colaboração;
  • Compromisso e Comprometimento;
  • Ética e Transparência;
  • Respeito.