Conferência Web

O serviço de Conferência Web da RNP permite a interação de equipes remotas em tempo real, de forma simples, usando um computador ou dispositivo móvel. Basta um navegador instalado, um headset e conexão com a internet para organizar e participar de reuniões com recursos avançados de comunicação e colaboração, como:

  • Compartilhamento de áudio
  • Compartilhamento de vídeo por webcam
  • Compartilhamento de documentos nos mais diversos formatos
  • Compartilhamento de desktop
  • Bate papo público ou privado
  • Gravação de reuniões

O principal benefício deste serviço é a facilidade em reunir pessoas, perto ou longe uma das outras, a qualquer hora e com um mínimo de recursos necessário. Dessa maneira, é possível gerar economia, agilizar processos, aumentar a produtividade e facilitar a comunicação na sua instituição.

O serviço pode ser usado em diversas ocasiões, entre elas reuniões de equipe, defesas de teses e dissertações, transmissão de webinars ou eventos, capacitação, treinamento e ensino a distância (EAD).

O portal do serviço pode ser acessado no link conferenciaweb.rnp.br.

Como funciona

O serviço precisa de um navegador em sua versão mais recente. Recomendamos usar o Mozilla Firefox, pois é o que atende a todos os requisitos de uso. Ainda é necessário ter o Adobe Flash instalado e atualizado. Sabemos que é uma tecnologia que tem seus dias contados e estamos trabalhando em sua substituição.

Um headset de boa qualidade faz toda diferença na experiência de uso. Evite o uso de microfone embutido em notebook ou webcam, pois captura muito ruído do ambiente e prejudica a comunicação.

A rede é um item importante. Compartilhar somente o áudio e o vídeo em média qualidade não exige muita banda. Contudo, se o compartilhamento incluir diversos recursos, como áudio, vídeo de alta qualidade e compartilhamento de desktop em alta resolução, a exigência da banda será maior.

Além da banda, deve-se levar em consideração a qualidade da sua rede local. Por se tratar de um serviço de comunicação multimídia em tempo real, uma rede local de baixa qualidade pode ocasionar problemas como picotes e falhas na voz e no vídeo. Redes Wi-Fi públicas ou empresariais de baixa qualidade ou com muita interferência podem implicar em uma experiência ruim.

Recomendamos sempre usar uma rede cabeada ou um ambiente Wi-Fi controlado. O firewall da sua rede local também pode impactar negativamente na qualidade da reunião, pois o bloqueio de determinadas portas podem inviabilizar o uso de recursos ou mesmo degradar a qualidade do áudio e do vídeo.

Se estiver com problemas de qualidade ou de acesso a uma reunião no serviço de Conferência Web, você pode acessar ajuda neste link ou entrar em contato com o Service Desk da RNP.

Transição de plataforma

Atualmente, a plataforma tecnológica do serviço de Conferência Web é o Adobe Connect (AC). Ela possui limitações de número de salas e de participantes simultâneos e requer grande investimento de recursos financeiros por possuir licenças de uso.

Por isso, a RNP selecionou uma nova solução, desenvolvida por um Grupo de Trabalho (GT) da RNP. Como benefícios, o MConf possui desenvolvimento nacional, é de código aberto, auditável, não tem licenças de uso (para RNP) e permite um número ilimitado de salas e três vezes mais participantes simultâneos.

Principais diferenças entre o Mconf e o Adobe Connect são:

O Mconf usa a tecnologia webRTC, que tem como principal vantagem prover uma qualidade superior de áudio nas reuniões com um mínimo de uso da rede. Para mais detalhes sobre a plataforma, acesse o Manual do usuário.

O acesso por ser feito de qualquer navegador, mas determinados recursos são compatíveis somente com alguns. Recomendamos utilizar os navegadores abaixo:

Se sua instituição tem interesse em usar a nova plataforma, precisa seguir os seguintes pré-requisitos:

  • Ser credenciada pela RNP;
  • Fazer parte da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe);
  • Requisitos de uso.

Como aderir

Todas as instituições clientes da RNP podem solicitar por telefone ou e-mail o acesso ao serviço por meio do Service Desk. Basta apenas cumprir a formalidade de uma liberação de uso, definida pelo gestor indicado pelo dirigente máximo da instituição. Liberado o uso, a instituição controla os acessos ao serviço.

É importante ressaltar que o suporte aos usuários finais deve ser oferecido pela própria instituição cliente. A RNP oferece treinamento adequado aos representantes técnicos de cada instituição, além de suporte de segundo nível para esses profissionais.