Rede Ipê

Operada pela RNP, a rede Ipê é uma infraestrutura de rede Internet dedicada à comunidade brasileira de ensino superior e pesquisa, que interconecta universidades e seus hospitais, institutos de pesquisa e instituições culturais.

Inaugurada em 2005, foi a primeira rede óptica nacional acadêmica a entrar em operação na América Latina. Seu backbone foi projetado para garantir não só a velocidade necessária ao tráfego de internet de aplicações básicas (navegação web, correio eletrônico e transferência de arquivos), mas também ao tráfego de serviços, aplicações avançadas e projetos científicos, e à experimentação de novas tecnologias, serviços e aplicações.

A infraestrutura da rede Ipê engloba 27 Pontos de Presença (PoPs), um em cada unidade da federação, além de ramificações para atender mais de 800 instituições de ensino, pesquisa, saúde e pesquisa em todo o país, beneficiando mais de 3,5 milhões de usuários.

Agente de integração de iniciativas acadêmicas no Brasil e na América Latina, a RNP tem papel de destaque na Cooperação Latino Americana de Redes Avançadas (RedCLARA). Através da RedCLARA, a rede Ipê se conecta à 2,5 Gb/s com, atualmente, 15 países da América Latina e à 5 Gb/s com a rede europeia Géant. Além disso, por meio de quatro conexões de 10 Gb/s, duas pelo Oceano Atlântico e duas pelo Oceano Pacífico, operadas em parceria com a ANSP, totalizando 40 Gb/s, a rede Ipê se conecta às redes acadêmicas norte-americanas, em especial, a  Internet2, a outras redes acadêmicas internacionais e à internet comercial mundial.