Conectividade

DNS (Domain Name Server) é um serviço crítico do qual dependem muitos dos serviços de uma instituição. Dado a importância deste serviço, é fundamental em uma organização a existência de mais de um servidor capaz de responder consultas DNS para seu domínio. Nesse momento surge o conceito de DNS secundário, um serviço que mantém cópias de segurança sobre as informações de seu domínio e é hábil a responder por aquele domínio caso seu servidor primário não esteja disponível.

MONIPE
Serviço de medição e monitoramento da rede IPÊ, utiliza a ferramenta de diagnóstico de rede ou NDT(Network Diagnostic Tool), um programa cliente/servidor que provê testes de performance (vazão) e configurações de rede aos usuários de forma simplificada.

Os servidores NTP permitem a sincronização dos relógios de computadores e outros equipamentos de rede a partir de uma referência padrão de tempo aceita mundialmente, a UTC (Universal Time Coordinated).

IPv6
Nova geração do Protocolo Internet. Traz para a Internet um espaço de endereçamento capaz de suportar o crescimento da rede indefinidamente ou, pelo menos, em qualquer futuro que pudemos imaginar até agora. Além de resolver o problema de espaço, o novo protocolo também apresenta avanços em áreas como segurança, mobilidade e desempenho.

O primeiro passo para a organização se conectar à rede Ipê é conhecer a Política de Uso, para verificar se ela se enquadra nos termos de uso da rede. O segundo passo é o seu gestor de TI entrar em contato com o responsável administrativo ou técnico do PoP-AM Ponto de Presença (PoP) da RNP localizado na mesma unidade federativa da sede da instituição.

A rede Ipê é uma infraestrutura de rede Internet dedicada à comunidade brasileira de ensino superior e pesquisa, que interconecta universidades e seus hospitais, institutos de pesquisa e instituições culturais.