IPv6

O que é IPV6?

O IPv6 é a nova geração do Protocolo Internet. Ele já vem sendo utilizado há algum tempo, mas agora sua implantação deve ser acelerada. Imprescindível para a continuidade do crescimento da Internet. Desde o início de sua utilização comercial, há mais de uma década, prevê-se o esgotamento dos endereços IP. Esses endereços são usados para identificar cada computador na rede. Ações paliativas vêm sendo tomadas desde então, mas mesmo assim esses endereços devem esgotar-se no Brasil em algum momento entre 2012 e 2014. O IPv6 traz para a Internet um espaço de endereçamento capaz de suportar o crescimento da rede indefinidamente ou, pelo menos, em qualquer futuro que pudemos imaginar até agora. Além de resolver o problema de espaço, o novo protocolo também apresenta avanços em áreas como segurança, mobilidade e desempenho.

 


Quantos endereços Internet existem no IPv4?

Como o IPv4, IPv6 é uma camada de Internet protocolo de comutação de pacotes da rede, oferecendo transmissão através de múltiplas redes IP . Enquanto IPv4 permite que 32 bits para um endereço IP e, portanto, tem 2 elevado 32 ( 4 294 967 296 ) possíveis endereços, o IPv6 usa endereços de 128 bits, para um espaço de endereçamento de 2 elevado 128 (cerca de 3,4 × 1038 ) endereços. Esta expansão permite que muitos mais dispositivos e usuários na Internet, bem como uma maior flexibilidade na alocação de endereços e de eficiência para o roteamento de tráfego. Ele também elimina a necessidade primária para tradução de endereços de rede (NAT), que ganhou a implantação generalizada como um esforço para aliviar o esgotamento dos endereços IPv4.

Quais as diferenças entre IPv4 e IPv6?

O IPv6 também implementa recursos adicionais não presentes no IPv4. Simplificando aspectos da atribuição de endereço, rede de renumeração e anúncios do roteador quando muda o fornecimento de conectividade com a Internet. Segurança de rede também está integrado o desempenho da arquitetura IPv6 com opção de IPsec que garante a comunicação por autenticação e criptografia.

Multicasting

A transmissão de um pacote para vários destinos em uma única operação de envio, é parte da especificação base em IPv6.

Simplificação do cabeçalho IP:

Alguns campos do cabeçalho IPv4 foram suprimidos e outros se tornaram opcionais. O objetivo de tal modificação justifica-se pelo menor custo de processamento e a menor utilização da banda.

Processamento simplificado por roteadores

No IPv6, o cabeçalho do pacote e do processo de encaminhamento foram simplificados. Embora os cabeçalhos dos pacotes IPv6 sejam pelo menos duas vezes o tamanho de cabeçalhos IPv4, o processamento de pacotes por roteadores é geralmente mais eficiente.

Como Solicitar?

A RNP registra blocos IP da rede Ipê para as instituições usuárias qualificadas pelo seu Comitê Gestor do Programa Interministerial (PI-RNP). A solicitação de alocação de blocos IP é realizada através de formulário disponível na extranet da RNP, na última etapa do processo de qualificação das instituições usuárias..

Solicitações de blocos IPv6 e de novos blocos IPv4 devem ser enviadas pelos contatos técnicos das instituições usuárias para o e-mail registro@rnp.br, incluindo a descrição detalhada das necessidades e justificativa para o pedido.

Política de alocação de blocos IP

No contexto de escassez de blocos IPv4, a RNP decidiu que serão alocados blocos de até no máximo /22 (1022 hosts endereçáveis), a cada seis meses, após justificativa da necessidade iminente. A medida está alinhada com as políticas publicadas pelo LACNIC e NIC.br.

Para toda alocação de blocos IPv4, serão alocados blocos IPv6, um /48 por campus. Novos blocos IPv6 podem ser solicitados a qualquer tempo pelas organizações usuárias, a medida que julgarem necessário.

Conteúdo retirado da página:

http://www.rnp.br/ip/registro.html